JOVEM BRAGUENSE DISPUTARÁ CAMPEONATO DE MUAYTHAI EM SANTA CATARINA
LUTAS ACONTECEM NO PRIMEIRO FINAL DE SEMANA DE DEZEMBRO EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Que a nossa região revela diversos talentos nos esportes, não é novidade. Além dos trespassenses Lucas Mila e Felipe Scheibig que atuam no Grêmio, nós temos o mais recente Campeão Gaúcho de Paraciclismo, o portelense Ricardo Rafaelli, e muitos outros. Mas além destes, temos mais um atleta (de um esporte um tanto inexplorado ainda em nossa região, que é o de MMA - Artes Marciais Mistas), o braguense Jorcemar Camargo de 26 anos que é iniciante em Muay Thai e vem de uma recuperação de lesão de volta aos ringues. O palco da vez será Balneário Camboriú.
Jorcemar é nascido em Braga, e morou em Capão da Canoa onde tudo começou. Apesar de desde pequeno sempre sonhar com as lutas profissionais, o primeiro passo aconteceu somente na cidade litorânea onde começou as aulas e teve seus primeiros confrontos com 20 anos. Começou no Taekwondo cuja modalidade lhe proporcionou 13 lutas, e 13 vitórias. Prosseguindo no mundo das lutas ele foi para o Boxe, e agora desenvolveu a técnica de MuayThai onde já teve 2 vitórias.
A vida é dura para qualquer atleta, e não foi diferente com Jorcemar, que tinha de financiar a sua própria vida dentro do ringue enquanto morava em Capão da Canoa. E, mais tarde quando retornou para a região Celeiro, se recuperando de uma lesão, acabou perdendo seu pai e por isso teve que largar as muletas que o auxiliavam na locomoção, deixar de dar atenção às necessidades para a melhora da sua perna, e trabalhar para ajudar nas custas da casa e também do funeral. Agora com a chegada das aulas de Taekwondo em Braga, o sonho reacendeu.
Jorcemar ainda é iniciante em Muay Thai, mas foi convidado por seu professor, o portelense Luis Carlos Pimentel a participar do IV Campeonato Brasileiro Interclubes de Muaythai que acontecerá em Balneário Camboriú-SC nos próximos dias 2 e 3 de dezembro. O jovem agora procura patrocinadores que possam alavancar a sua viagem para o Campeonato em terras catarinenses, o que pode lhe oportunizar atuar até mesmo em outros países como a Tailândia, um dos seus países objetivos (para lutar). O telefone para contato: (51) 9 9846-9075. O atleta ainda mostra seu carinho por sua terra natal em todas as lutas, entrando nos ginásios envolto na bandeira do município de Braga. Bandeira essa doada nas suas primeiras lutas pelo prefeito Portela à época.
Mas o sonho do jovem lutador, não para por aí. O seu objetivo a longo prazo, como mencionou à reportagem, é se destacando no esporte poder influenciar crianças e adolescentes para o bem. Usando as artes marciais como um caminho a se trilhar, tirando o seu tempo livre que seria gasto em passatempos fúteis e até mesmo de mau cunho, para investir em estudos, treinos e aprendizagem. Ele ainda menciona que o Taekwondo o tirou de uma vida que podia se tornar pregressa, e o lançou para um eterno aprendizado de respeito e disciplina.
Marcos Avozani/Rádio Planeta FM - 102.7