APÓS FISCALIZAÇÃO, MERCADOS TÊM INTERDIÇÕES E LARVAS SÃO ENCONTRADAS EM EMBUTIDOS

AÇÃO OCORREU EM SÃO MARTINHO DA SERRA

Em continuidade ao trabalho de fiscalização realizado pelos agentes do Programa Segurança Alimentar RS, foram vistoriados quatro locais nesta quarta-feira, 13 de março, no município de São Martinho da Serra, resultando da apreensão de aproximadamente 1,1 tonelada de alimentos e produtos impróprios para consumo. Todos os locais foram autuados, sendo um com interdição parcial do depósito e da padaria e outro com interdição total do mercado e do açougue que funcionava ao lado.

Todas as interdições realizadas foram por péssimas condições de higiene, sendo que em um dos locais vistoriados havia produção, de forma clandestina, de embutidos, inclusive, com larvas vivas nos alimentos e ratos em decomposição em meio as caixas.

Conforme autos expedidos durante a ação, as principais irregularidades encontradas foram alimentos fora da temperatura indicada, vencidos, sem procedência, como queijos e leite, e reaproveitamento de embalagens. Além disso, unidades de soda cáustica e álcool 92,8°, produtos de venda proibida em mercados, também foram encontradas e apreendidas de forma cautelar.

A operação de fiscalização contou com a participação dos promotores de Justiça Giani Pohlmann Saad, da Promotoria de Justiça de Santa Maria; Mauro Rockenbach, da Promotoria de Justiça Especializada Criminal de Porto Alegre; e Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Porto Alegre; servidores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRS), Secretaria Estadual da Saúde (SES), Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), Vigilância Sanitária Municipal de São Martinho da Serra, Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM) e Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor (DECON).

 

 

 

MP/RS

 

 

Comentários