CACIQUE VALDONES E LIDERANÇAS SÃO RECEBIDOS NO MINISTÉRIO DA SAÚDE EM BRASÍLIA

MEDIDAS URGENTES NA SAÚDE NA TERRA INDÍGENA DO GUARITA

O secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Weibe Tapeba, recebeu na segunda-feira (18), em Brasília, uma comitiva de lideranças da Terra Indígena do Guarita.

A comitiva formada pelo cacique Valdones Joaquim, secretário municipal dos Povos Indígenas de Redentora Airton Ribeiro, secretário de Esportes e Cultura de Redentora Leomar Douglas Ribeiro, coordenador do Polo de Saúde Indígena do T.I. Guarita Gilmar Claudino, presidente do conselho local de saúde indígena Gilberto Jacinto,  assessor Jurídico e conselheiro distrital de Saúde indígena Jackson Bento, Conselheiro distrital de saúde indígena e assessoria do cacique Paulo Ribeiro e Daniela Franciela Sales.

Preocupado com a questão da saúde indígena, o cacique Valdones Joaquim e lideranças estiveram na semana passada em Porto Alegre, solicitando ao Governo do Estado, medidas urgentes de atendimento no território da Terra Indígena do Guarita em decorrência da Dengue.

Nesta audiência de segunda-feira (18), com o secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, as lideranças indígenas reiteraram que sejam adotadas medidas conjunta dos governos Federal e Estadual, considerando que a Terra Indígena do Guarita apresenta um óbito registrado em decorrência da dengue.

De acordo com informação do secretário de Esportes e Cultura de Redentora Leomar Ribeiro, o secretário Weibe Tapeba, atendendo à solicitação e determinou que sejam adotadas medidas urgentes, com o encaminhamento da Força Nacional de Saúde para realizar uma avaliação técnica em todo o território do T.I. Guarita e se necessário que ocorra a instalação de um hospital de campanha para atender os indígenas.

O Cacique Valdones Joaquim ressaltou a importância da medida e buscará a integração dos municípios de Redentora e Tenente Portela para atuação conjunta com os governos Estadual e Federal.

 

 

 

Fotos: Levi Tapuia / Ministério da Saúde / Divulgação

Rádio Planeta FM – 102.7

 

Comentários