INOVAÇÃO DEVE SER FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CIDADES, DIZEM ESPECIALISTAS NO GRAMADO SUMMIT
PAINEL FOI REALIZADO NA ARENA DO GOVERNO NO EVENTO
A importância da inovação para o desenvolvimento das cidades foi destacada em painel realizado nesta quarta-feira (10/4), na arena do governo no Gramado Summit. Pela segunda vez consecutiva, o Estado é correalizador do evento, que ocorre em Gramado, na Serra.
O diretor do Oceantec – Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) –, Artur Gibbon, discorreu sobre a relação entre desenvolvimento territorial e inovação. “Nosso dia a dia acontece na nossa cidade, e todos queremos que ela se desenvolva. Há diversas formas de fazer isso, e a inovação vem ganhando um espaço muito grande nessa dinâmica, com a criação de startups e a atração de grandes empresas, por exemplo”, explicou.
“Muitas vezes, quando pensamos em inovação, imaginamos uma empresa que cria robôs. Mas, num ecossistema, precisamos de muitos outros atores. A academia para formar talentos que gerem startups; as empresas que desenvolvem tecnologia; os governos municipal, estadual e federal; e a sociedade civil organizada, como o sistema S e os coletivos de inovação. Todos esses atores precisam trabalhar juntos, em sinergia”, ressaltou Gibbon.
Uma das entidades responsáveis por fomentar o ecossistema é a Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp), que tem cerca de 50 associados espalhados por todo o Estado. A presidente da Reginp, Daniela Eckert, exemplificou essa articulação em torno da inovação com o Pacto Alegre, movimento colaborativo desenvolvido em Porto Alegre.
“O Pacto Alegre juntou um número excepcional de atores, e isso pode ser replicado de diversas maneiras em outros lugares. Cada região deve ter um líder para puxar o movimento, seja uma universidade, uma associação comercial ou outro grupo engajado. Mas precisa ter um objetivo claro e uma forma de governança para se tornar viável”, afirmou Daniela.
Para fechar, ela citou o papel crucial de eventos como o South Summit Brazil e o Gramado Summit para a consolidação do ecossistema gaúcho.
Foto: João Felipe Brum/Ascom Sict
Texto: João Felipe Brum/Ascom Sict
Edição: Felipe Borges/Secom