BRAGA: EQUIPAMENTOS PARA MEDIR VAZÃO DE ÁGUA PERMITEM MELHOR CONTROLE DE DESPERDÍCIOS

A Corsan concluiu, em Braga, a instalação de equipamentos para medir a vazão de água dos poços artesianos que abastecem os cerca de três mil habitantes da cidade. Os macromedidores, como eles são chamados, possibilitam a comparação entre os volumes de água que saem dos poços e que chegam aos imóveis. Desta forma, podem ser identificados índices de perdas nesse caminho e tomadas medidas para evitar o desperdício.

Esses aparelhos são acoplados diretamente nos poços artesianos ou nas estações de tratamento de água e medem a vazão diária instantaneamente. Além disso, possibilitam fazer diagnósticos e melhorias no abastecimento.

Braga é uma das cidades da região das Missões que já estão com 100% de macromedição sendo feita nesta primeira fase de instalação. Serão colocados ao todo em operação 140 macromedidores, distribuídos em poços artesianos e estações de tratamento de água de 31 municípios. O investimento vai ultrapassar R$ 1,5 milhão.

Os equipamentos já estão colocados também em Tuparendi, Independência, Inhacorá, Pejuçara e São Martinho. Até agosto, serão instalados em Humaitá, Miraguaí, Boa Vista do Buricá, Giruá, São José do Inhacorá, Tucunduva, Barra do Guarita, Campos Borges, Cerro Largo, Fortaleza dos Valos, Ibirubá, Salto do Jacuí, Santa Bárbara, Tapera, Ajuricaba, Colorado, Condor, Doutor Maurício Cardoso, Caibaté, Entre-Ijuís, Porto Lucena, Porto Xavier, São Miguel das Missões, São Nicolau e Três de Maio.

 

 

 

Fonte: Divulgação/Corsan

Comentários