USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARA NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

AUMENTO DE CASOS DE GRIPE EM MIRAGUAÍ

A Secretaria Municipal de Saúde de Miraguaí emitiu nesta quarta-feira (17), comunicado a população do município para o uso obrigatório de máscara facial ao adentrar na Unidade Básica de Saúde – UBS, com sintomas gripais.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Fabiano Mewes, a medida decorre em função do aumento de casos de gripe H1N1 de forma progressiva no município. Reforça ainda que a solicitação de exames entre outras demandas que não sejam de urgência ou que possam aguardar, que sejam prorrogadas com intuito de diminuir a circulação de pessoas dentro da UBS e assim reduzir a contaminação pelo vírus.

A Secretaria Municipal de Saúde solicita a todos que ainda não fizeram a vacina contra o vírus influenza que procurem a Unidade Básica de Saúde.  A vacina continua sendo a melhor alternativa para evitar formas graves da infecção. Popularmente conhecida como “vacina da gripe”, o imunizante contém anticorpos que estimulam a proteção a três cepas principais: A-H1N1, A-H2N3 e B.

A vacina está liberada para todos as pessoas acima dos 6 meses de idade, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. No entanto, é fundamental que os grupos prioritários continuem buscando as unidades de saúde para se vacinarem contra a influenza, uma vez que essas pessoas apresentam maior risco de evoluir para hospitalizações e óbitos por gripe.

Também segue recomendada a vacina àqueles grupos mais expostos ao vírus em suas ocupações, como os profissionais da saúde, professores e caminhoneiros.

 

 

Rádio Planeta FM – 102.7

 

Comentários