PROGRAMA QUERÊNCIA AMADA COM SONIA CAVALHEIRO
COMEÇA SÁBADO DAS 14 AS 16 HORAS NA PLANETA FM
A partir de sábado entrará na grade de programação da Planeta FM em 102.7 o programa Querência Amada. Com duas horas de programação será apresentado das 14 as 16 horas pela cantora Sonia Cavalheiro.
O programa, além de atender aos ouvintes através dos nossos telefones e redes sociais, terá músicas gauchescas e sertanejas, com entretenimento e alegria na sua tarde de sábado.
Sonia, é miraguaiense e há anos deixou sua cidade Natal para galgar novos rumos na vida, sempre levando consigo a arte pela música que vem desde seu berço familiar. Atualmente, voltou a residir na cidade de Miraguaí, para cuidar de sua mãe, Josefa Cavalheiro (popular Zefa).
SONIA CAVALHEIRO - Desde a infância fui criada em meio aos sons de instrumentos musicais. Meu saudoso pai era músico, tinha um conjunto de músicas gauchescas "os Gaudérios" e consequentemente os ensaios eram feitos em nossa casa, à época ficava localizado ao lado onde atualmente fica a rádio Planeta FM. Eu pegava os pedestais e microfones velhos enferrujados que eram colocados debaixo da nossa humilde casa, montava no pátio debaixo das árvores de cinamomos e abria o peito cantando como se estivesse em um palco. Ainda menina, comecei a declamar no CTG Rodeio da Amizade de Miraguaí. Participei de vários festivais da canção e relembro como hoje da minha alegria quando conquistei o segundo lugar no Rodeio Internacional de Santo Augusto.
Fui primeira prenda no CTG na adolescência e concorri a prenda do estado do Rio grande do Sul. Lembro que meu pai floreando a gaita rapidamente eu não conseguia aprender, até que meu pai pagava o gaiteiro e professor de danças artísticas de Tenente Portela, Artur Mainardi, para me ensinar a tocar por notas, mas também não consegui. Mas sempre fui de gostar da tradição do nosso estado.
Depois casei fui morar em Redentora, sempre fazendo meus versos, cantando e declamando. Com o passar dos anos morando em Arroio do Meio/RS e trabalhando no posto de saúde, soube que teria o Festican. Não desisti enquanto não consegui uma vaga para cantar. O Paulo Chonorr que organiza o evento acabou sendo meu empresário, Marcos Bombardelli, meu produtor. Fiz vários shows de músicas tradicionalistas no Estado. Gravei a música Beija-flor de autoria do Dr. Ubiratan Vieira.
Depois de 10 anos, fui morar em Osório/RS onde encontrei o Marino Almeida que gravamos juntos de CARONA COM A SAUDADE, um tributo ao meu saudoso pai Elso Nunes Cavalheiro (popular Gaita Velha) que é, e será para sempre meu carro chefe. Não canto por saber, mas canto por gostar. E adoça meu viver.
Fotos: Divulgação
Rádio Planeta FM – 102.7