CANDIDATA TEVE APENAS UM VOTO EM MIRAGUAÍ

MARTA PACHECO SUBSTITUIU A IMPUGNADA LUCIANA MAHL PELO PSDB

Em Miraguaí/RS, uma candidata teve apenas um voto. A estreante Marta Pacheco (PSDB), de 37 anos. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a candidata consta como solteira e com Ensino Fundamental Completo. No fechamento desta matéria, nesta terça-feira (08/10), ainda não constava sua prestação de contas com limite de gastos em R$ 15.985,08.

Marta Pacheco substitui a candidata a vereadora pelo PSDB, Luciana Raquel Mahl, que teve sua candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral, concorrendo com o número 45.555.

Luciana Mahl, foi impugnada pelo Juiz Eleitoral 101ª Zona Eleitoral, Neimar Pedro Kaibers, que indeferiu o pedido de registro de candidatura, por ausência de prova efetiva da condição de elegibilidade da filiação partidária, pelo tempo previsto em lei.

Luciana recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral, que manteve a impugnação e sua candidatura passou a constar como inapta no sistema da Justiça Eleitoral.

 

CANDIDATURAS 'LARANJAS'

Partidos eleitorais são obrigados a ter ao menos três mulheres para cada sete homens concorrendo às eleições em suas chapas proporcionais (deputados e vereadores).

Além disso, as siglas são obrigadas a destinar no mínimo 30% do fundo eleitoral às candidatas. Assim, alguns partidos utilizam a estratégia de lançar mulheres nas eleições apenas para atingir a cota de gênero determinada.

 

Pesquisas indicam que nas eleições de 2022, as candidaturas laranjas seguiam algumas características:

Candidatas têm de 0 a 5 votos em eleições anteriores;

Não declaram bens ao TSE;

Não declararam gastos de campanha em eleições anteriores;

Não fazem propaganda eleitoral nas redes sociais mesmo depois do início da campanha.

 

 

Rádio Planeta FM – 102.7

 

 

Comentários