ENCONTRO DE PROFESSORES AGRÍCOLAS EM SANTA ROSA VAI DEBATER O FAZER PEDAGÓGICO
EVENTO PROMOVIDO PELA AGPTEA TAMBÉM DISCUTIRÁ TEMAS COMO MEIO AMBIENTE E SUCESSÃO RURAL
O município de Santa Rosa, localizado na região da Fronteira Noroeste do Rio Grande do Sul, vai sediar o 39º Encontro Estadual de Professores do Ensino Agrícola, que se realizará entre os próximos dias 13 e 16 de novembro, no Centro de Eventos do Imigrantes Hotel. A organização é da Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (Agptea) que construiu uma programação com temas significativos para o momento atual. Serão quatro dias de atividades envolvendo assuntos relacionados ao meio ambiente, à sucessão rural e também ao fazer pedagógico.
De acordo com o presidente da Agptea, professor Fritz Roloff, o evento tem por objetivo integrar o fazer pedagógico, que vai desde a legislação até às práticas pedagógicas em sala de aula. “A nossa ideia é integrar tanto a questão da organização curricular, quanto a área técnica. Então, para isso, teremos a apresentação de cases de pessoas que seguiram com a sucessão rural, onde jovens, depois de formados, voltaram para a propriedade, provando que a agricultura é sim um bom negócio, desde que administrado com boas ferramentas de gestão”, enfatiza.
Roloff também destaca a importância do associativismo para alcançar esses objetivos. “Deve ter a união entre os vizinhos, entre colaboradores e as forças vivas da comunidade como a Emater e a Prefeitura Municipal”, observa, ressaltando que nesse contexto é fundamental ouvir a Emater, os sindicatos técnicos agrícolas, que estarão presentes ao Encontro, para construir propostas e mostrar aos educadores que a escola técnica agrícola precisa estar integrada no seu meio.
Para o presidente da Agptea, é necessário, cada vez mais, buscar novas ferramentas "porque a tecnologia tem feito com que o Estado diminua o investimento em formação de recursos humanos adequados". Segundo Roloff, hoje mais de 90% de todos os professores são de caráter emergencial. “A escola não pode viver com essa tipologia de ser uma entidade emergencial, tem que ter pessoas efetivas nos cargos para que o trabalho não seja interrompido de tempos em tempos”, alerta.
O Encontro Estadual de Professores do Ensino Agrícola terá como abertura, no dia 13, a palestra da educadora Leni Spanivello, com o tema “Transformando Desafios em Oportunidades”. Nos dias seguintes, a programação contará com várias palestras e visitas à Escola Estadual Técnica Fronteira Noroeste e ao Memorial da Evolução Agrícola (MEA).
Confira a programação
Dia 13 de Novembro de 2024 (Quarta-feira)
Das 15h às 18h - Recepção e hospedagem das delegações (Imigrantes Hotel)
19h - Ato de Abertura (Centro de Eventos do Imigrantes Hotel)
20h - Palestra: Transformando Desafios em Oportunidades (Leni Spanivello)
Dia 14 de Novembro de 2024 (Quinta-feira)
8h30 - Palestra: Perspectivas para a educação profissional (SUEPRO/SEDUC)
10h - Intervalo
10h15 - Painel: Reformulação dos Regimentos e Planos de Curso frente às novas normativas para o Ensino Médio, aprovadas neste ano de 2024 (Marcelo Lamb - IFFar Santa Rosa/ Ana Cláudia Leite - Setrem Três de Maio/ Antônio Maria Saldanha - Presidente do Conselho Estadual de Educação)
12h30 - Almoço
13h30 - Deslocamento para a Escola Estadual Técnica Fronteira Noroeste
14h - Apresentação de boas práticas regionais (Escola Fronteira Noroeste - Emater Santa Rosa)
15h30 - Intervalo
16h - Apresentação e visita à Escola Estadual Técnica Fronteira Noroeste
19h30 - Assembleia Geral da Agptea
21h - Jantar
Dia 15 de Novembro de 2024 (Sexta-feira)
8h30 - Painel: Tecnologia de Alimentos nas agroindústrias familiares (Emater Santa Rosa)
10h - Intervalo
10h45 - Painel: Sucessão Rural e Créditos de Carbono como fontes de agregar valor à propriedade (Carlos Alberto Turra e Francisco Gomes - Sintargs)
13h30 - Almoço
13h15 - Visita ao Museu Memorial da Evolução Agrícola - MEA - Horizontina
20h30 - Avaliação e Jantar Festivo de Encerramento
Dia 16 de Novembro de 2024 (Sábado)
9h - Assembleia da Federação Nacional de Ensino Agrícola - FENEA
Após, livre para atividades pessoais e retorno
Foto: Dandara Medeiros/Divulgação
Texto: Rejane Costa/AgroEffective