CRELUZ PASSA A INTGRAR O PACTO DA ONU
COOPERATIVA ATUA NA MAIOR INICIATIVA VOLUNTÁRIA DE SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA DO MUNDO.
O ato oficial foi realizado em 12 de novembro de 2024, no Centro Administrativo da cooperativa em Pinhal, a adesão foi celebrada com a presença de membros da diretoria executiva, dos conselhos de administração e fiscal, além de colaboradores diretamente envolvidos com as práticas de sustentabilidade da cooperativa.
A Creluz, agora integrante do Pacto Global da ONU no Brasil, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de 10 Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nesta nova agenda.
A Creluz destaca suas ações sustentáveis que se alinham com vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A cooperativa investe na geração de energia através de centrais hidrelétricas e solares, contribuindo para o ODS 7 (Energia Limpa e Acessível) e ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima). Além disso, promove a gestão responsável dos resíduos sólidos e orgânicos nas suas centrais hidrelétricas, com os resíduos sólidos sendo corretamente descartados e os orgânicos transformados em substrato para o cultivo de mudas, reforçando o ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis). O horto florestal da Creluz, com capacidade para produzir 400 mil mudas anuais, e a distribuição gratuita dessas mudas ao quadro social, está diretamente alinhado ao ODS 15 (Vida Terrestre).
Além disso, a cooperativa está avançando com a eletrificação de sua frota, atualmente com 15% dos veículos eletrificados, o que contribui para o ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima). O Programa Creluz Atende e os convênios com hospitais e universidades, que incluem doações e apoio a bolsas de estudo, também refletem o compromisso da cooperativa com o ODS 4 (Educação de Qualidade) e ODS 3 (Saúde e Bem-Estar). A captação de água da chuva e a adesão às normas ISO 9001 e 45001 evidenciam o foco na sustentabilidade e na melhoria contínua dos processos, alinhando-se aos ODS 6 (Água Limpa e Saneamento) e ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico).
Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 25 mil participantes distribuídos em 62 redes locais, reúne mais de 22 mil empresas e 3 mil organizações não-empresariais, sendo a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com abrangência e engajamento em 167 países.
Ao integrar o Pacto Global nos comprometemos a reportar anualmente o nosso progresso em relação aos Dez Princípios. Assim, a iniciativa estimula a evolução constante das práticas internas de sustentabilidade.
O Presidente da Creluz, Elemar Battisti, destaca que a adesão ao Pacto Global da ONU representa um marco importante para a cooperativa, consolidando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável. Ele enfatiza que a integração ao Pacto reafirma a determinação da Creluz em promover práticas que combatam a pobreza extrema, enfrentem as mudanças climáticas e assegurem uma vida digna para todos.
Saiba mais em: https://creluz.com.br/sustentabilidade/esg
Foto: Divulgação
Imprensa Creluz