ESTADO TEM META DE CHEGAR À 50% DOS MUNICÍPIOS GAÚCHOS COM OFERTA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Reformulação do Ensino Médio ganhou destaque em palestra no Encontro de Professores que ocorre em Santa Rosa
A apresentação da estrutura de reformulação do Ensino Médio foi tema de palestra na parte da manhã desta quinta-feira, 14 de novembro, durante o segundo dia do 39º Encontro Estadual de Professores do Ensino Agrícola, que acontece em Santa Rosa (RS). O painel apresentado pela Superintendência da Educação Profissional (Suepro), vinculada à Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul, contou com o superintendente Tomás Collier, além de Vitor Powaczruk, diretor técnico, Cláudia Pole, chefe de Articulação e Relacionamento, e Janine Ribas, diretora pedagógica, que também fizeram uso da palavra.
Em sua fala, Collier apresentou um panorama sobre a educação profissional do Estado. Disse que dentro do plano de expansão da Suepro, a ideia é chegar a uma cobertura de 50% de municípios com oferta de educação profissional na rede pública estadual, que atualmente está em 27%. Destacou, ainda, que a oferta de cursos deve ser aderente às comunidades e à economia local e que, por isso, é necessário cuidado ao estudar os municípios onde pode ser instalada uma escola profissional. “Quando a gente construiu o plano, a missão era capilarizar a oferta no Estado para atingir municípios menores, como objetivo de estímulo ao crescimento econômico nestas localidades”, complementou Collier.
O superintendente também apresentou o panorama dos eixos profissionais e o eixo tecnológico de recursos naturais onde se integram as escolas de ensino agrícola, onde o curso em Agropecuária, depois do curso normal, é o que tem o maior número de matrículas. Falou que hoje, o ensino profissional responde por 11,6% no número de matrículas da rede pública e que houve aumento de quase 4% em relação ao ano anterior e de 9% no número de turmas, comparando com 2021.
Ainda sobre o plano de expansão, Collier explicou que o plano de expansão, que é o documento que orienta a expansão, traz as diretrizes de aumentar a oferta e o número de matrículas, tendo dois pilares: expandir e revisar as ofertas atuais, como capitalizar as regiões menos atendidas. Na questão da revisão, o objetivo é aumentar a qualidade desta oferta, vendo por exemplo, os cursos que estão perdendo matrículas ao longo dos anos, como um técnico em contabilidade. A Suepro divide os cursos em linhas de desenvolvimento econômico em eixos: de economia digital, do cuidado, criativa e economia verde.
Sobre a Trilha do Agro, a equipe da Suepro detalhou que os alunos do Ensino Médio integral poderão aderir a duas Formações Iniciais e Continuadas (Fics) e caso desejem dar continuidade, poderão ter o aproveitamento das disciplinas no curso técnico. Ao final do painel, a Suepro anunciou que a respeito da safra de verão para as escolas técnicas agrícolas, já estão sendo tomadas providências como para a compra de insumos.
Foto: Érika Ferraz/AgroEffective
Texto: Rejane Costa/AgroEffective