TI GUARITA RECEBE TERCEIRO FÓRUM TERRITÓRIOS ANCESTRAIS
O Ministério dos Povos Indígenas, por meio do secretário-executivo Eloy Terena e do Secretário Nacional dos Territórios, Marcos Kaingang, juntamente com o Cacique da Terra Indígena do Guarita, Valdones Joaquim, estão convidando para o 3º Fórum Territórios Ancestrais.
De acordo com o Cacique Valdones Joaquim, o evento será realizado no dia 23 de novembro, sábado, das 09 às 17 horas, na aldeia do KM-10, TI Guarita, em Tenente Portela.
A criação do Fórum Territórios Ancestrais é um passo promissor para a promoção de um diálogo intercultural e a construção de medidas resolutivas que respeitem as tradições e conhecimentos dos povos indígenas.
A criação do Fórum Territórios Ancestrais estabelece um espaço valioso de diálogo e escuta, onde as comunidades indígenas podem participar ativamente na construção de soluções para a regularização fundiária. Este ambiente promove o respeito mútuo e assegura que as tradições e conhecimentos indígenas sejam considerados na tomada de decisões.
A regionalização dos fóruns permite uma abordagem mais precisa e contextualizada. Ao adaptar as discussões e decisões às realidades específicas de cada região, o Fórum pode identificar com maior acurácia os desafios e potencialidades de cada território indígena, com suas estratégias e experiências vividos no dia-a-dia.
PROGRAMAÇÃO:
08h30 - Abertura com apresentação cultural e ação alusiva ao “Novembro Azul” pela equipe da Sesai.
09h00 – 3º Fórum Territórios Ancestrais – Ministério dos Povos Indígenas – MPI.
10h30 – Apresentação Cultural.
10h45 – Continuidade do fórum.
12h00 – Almoço.
13h30 – Apresentação cultural/ação alusiva ao “Novembro Azul” – Equipe Sesai, seguido do Fórum.
15h00 – Apresentação cultural.
15h30 – Continuidade do Fórum.
INFORME:
Ação alusiva ao “Novembro Azul” ocorrerá em uma tenda permanente durante o evento com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele.
Fatores de risco, o que é o exame de toque retal e qual sua importância para o diagnóstico e o tratamento precoce;
Medidas preventivas;
Verificação de pressão arterial;
Dosagem de glicemia;
Medidas de prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis;
Distribuição de cartilhas;
Orientações gerais.
Foto: Divulgação
Rádio Planeta FM - 102.7