AÇÃO NA JUSTIÇA ELEITORAL PEDE ANULAÇÃO DOS VOTOS E CASSAÇÃO DOS DIPLOMAS DOS CANDIDATOS DO PSDB DE MIRAGUAÍ

SUPLENTES MARTA E PROF. CLEDI, ELEITOS MARCO, CRISTIAN E BRUNO

A coligação Miraguai Retornando ao Crescimento formada por PT, PP e Republicanos, deu entrada na Justiça Eleitoral da 101ª Zona Eleitoral da Comarca de Tenente Portela, com uma ação de investigação de abuso político de autoridade e candidatura fictícia.

A ação de investigação ajuizada é contra as suplentes de vereadoras Marta Pacheco e Cledi de Fatima Guterres da Silva e os vereadores eleitos Bruno Belchor dos Santos, Cristian Macalin e Marco Antônio Macali, todos do PSDB de Miraguaí.

Conforme a investigação solicitada, no pleito de 06 de outubro, a chapa proporcional do PSDB adotou a reprovável conduta de registrar candidatura feminina sem efetivamente postular vaga, servindo somente para garantir a cota mínima de 30% para cada gênero.

Segundo consta, a candidata Marta Pacheco que auferiu apenas um voto, não envidou nenhum esforço para angariar votos, configurando fraude à cota de gênero, cujo fato deve levar à integral cassação da chapa, com a anulação de todos os votos.

A chapa em questão era composta pelos cinco investigados neste feito, dos quais três homens e duas mulheres. A presença da investigada Marta Pacheco na chapa proporcional do PSDB é que garantiu a inscrição do terceiro homem, garantido assim a possibilidade da nominata garantir expressiva votação e garantir 1/3 das 09 vagas no parlamento municipal.

A Justiça Eleitoral concedeu prazo de cinco dias para os então candidatos do PSDB de Miraguaí se manifestar.

A AIJE-Ação de Investigação Judicial Eleitoral, por regramento legal, só pode ser dirigida contra candidatos, por isso o PSDB não participa do processo.

A coligação Miraguai Retornando ao Crescimento é representada pelos advogados Christine Rondon Teixeira e Márcio Medeiros Felix da FFRR Advogados com escritório em Porto Alegre, que conta ainda com o advogado Marcelo Gayardi Ribeiro.

 

 

 

Rádio Planeta FM 102.7

Comentários