POLÍTICA: DECADÊNCIA E ASCENSÃO

A DECADÊNCIA DO PREFEITO E A ASCENSÃO DOS VEREADORES EM MIRAGUAÍ

As eleições municipais que ocorreram no domingo (15) em todo o Brasil são “um verdadeiro teste” para os governantes municipais que concorreram à reeleição.

Os resultados das urnas podem mostrar a decadência e a ascensão dos políticos que por quatro anos governam “aos olhos da população”.

No município de Miraguaí, nas eleições de 2016 as urnas mostraram a rejeição de dois mandatos do então prefeito Alencar Júlio Gross e a vitória esmagadora com uma diferença de 814 votos obtidos por Ivonir Botton, o Toco.

Nestas eleições de 2020, as urnas mostraram a decadência política do prefeito Ivonir Botton, o Toco (PTB) e a ascensão dos vereadores Valdelírio Preto da Silva, o Pretinho e do vereador Leonir Hardt, o Neco (PP).

O candidato a reeleição Ivonir Botton, o Toco, provou na urna que seu modo de governar não deu certo e foi derrotado em 4 das 6 urnas da cidade. Foram 839 votos de Pretinho e Neco contra 801 votos de Toco e Dunck. Pretinho e Neco ganharam na cidade por uma diferença de 38 votos.

No interior das 9 urnas, Toco e Dunck venceram em 5, mas foram derrotados por uma diferença de 97 votos. Pretinho e Neco totalizaram 906 votos no interior, contra 809 de Toco e Dunck. No total de votos, a diferença de Pretinho e Neco para Toco e Dunck foi de 135 votos.

A diferença de Pretinho e Neco para Elinho e Ênio na cidade foi de 698 votos e no interior de 833 votos. Pretinho e Neco conquistaram uma diferença entre o terceiro colocado Elinho e Ênio de um total de 1.531 votos.

No número de partidos, Pretinho e Neco estavam com 3, Toco e Dunck com 5 e Elinho e Enio com um partido.

 

A força de cada partido na eleição municipal

Os nove partidos com representatividade no município de Miraguaí apresentaram candidatos para a majoritária e proporcional. PSB, PT, PP, PSD, PTB, PSDB, MDB, PDT e PL estavam divididos em três candidaturas à majoritária e um total de 32 candidatos a vereadores. O único que não apresentou candidato na proporcional foi o PSDB.

O PSB do Elinho e Ênio concorreram com três candidatos que totalizaram 73 votos.

O PL concorreu com dois candidatos a vereadores e o partido totalizou 100 votos.

O PSD concorreu com três candidatos a vereadores e totalizou 173 votos.

O PT de Pretinho concorreu com seis candidatos a vereadores e o partido totalizou na proporcional 495 votos e elegeram Vandinho com 241 votos.

O PP do Neco, apresentou seis candidatos a vereadores que juntos somaram 287 votos e elegeram Jorginho com 140 votos.

O PDT concorreu com três candidatos a vereadores, elegendo um vereador e o partido totalizou 380 votos.

O PTB partido do Toco 14, concorreu com três candidatos a vereadores. Os três foram eleitos e totalizaram 827 votos.

O MDB na proporcional nas últimas três eleições come na mão do Mosquito, sempre o mais votado do partido. Concorreram seis candidatos e três vereadores foram reeleitos. Um não conseguiu a reeleição e o partido totalizou 1.063 votos.

 

Votos minguados

A candidata Marli Oliveira do PSD não recebeu nenhum voto.

A candidata Ivone do PDT conquistou dois votos.

A candidata Marlene do MDB que sempre tem concorrido a vereadora nas últimas eleições, nesta a exemplo das anteriores, não logrou êxito na campanha e somou só 10 votos.

No PSB teve o candidato Abrão Moura que as urnas apontaram o total de 11 votos. Mas o Kiko do PSB somou 14 votos. E outra que somou 14 votos foi a Larisa Dickmann do PP.

Na casa dos 20 e poucos, estão a Joceneia com 22, o Carlão e a Geneci Pacheco com 24 cada e o Felipe Pinow com 26.

Nesta eleição que mais fez votos, foi novamente o Mosquito do MDB, com um total de 420 e quem menos fez voto foi a IVONE do PDT com dois votos.

 

BANCADAS NA CÂMARA DE VEREADORES:

 

BANCADA DO PT:

 

Vandinho = 241 votos

 

BANCADA DO PP:

 

Jorginho = 140 votos

 

BANCADA DO PDT:

 

Moiso = 190 votos

 

BANCADA DO MDB:

 

Mosquito = 420 votos      Fabiano Mewes = 370 votos   Alaércio da Chagas = 161

 

BANCADA DO PTB:

 

Ricardo Fink = 396 votos      Milico = 219 votos            Regina  = 212 votos

 

 

Rádio Planeta FM – 102.7 = (Arisoli Guerra)

 

Comentários

Notícias relacionadas

Arquivo de Notícias
Publicidade
Categorias
Aplicativos
Recentes