LEITE E FELTES PARTICIPAM DA ABERTURA DA COLHEITA DA SOJA EM TUPANCIRETÃ

A ABERTURA DA COLHEITA FOI REALIZADA NA LAVOURA DA AGROPECUÁRIA COXILHA BONITA

Com um discurso de otimismo e reconhecimento pela resiliência dos produtores rurais diante das dificuldades, o governador Eduardo Leite e o secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, participaram, nesta sexta-feira (24/3), da 14ª Abertura da Colheita da Soja, em Tupanciretã. A soja, cultura fortemente afetada pela estiagem, acumula perdas expressivas na safra deste ano.

Em sua fala, Leite ressaltou que, apesar das dificuldades, a celebração da colheita é uma valorização de quem produz. "Quando comemoramos um aniversário, não realizamos a celebração apenas quando está tudo bem e estamos felizes. Celebramos também que nós sobrevivemos, que vencemos as dificuldades e seguimos fortes”, comparou o governador. “No caso da colheita da soja, alguns poderiam perguntar o que estamos festejando. A resposta é que estamos comemorando a capacidade de trabalho e a resiliência dos produtores rurais."

Em relação ao enfrentamento à estiagem, Leite ressaltou que o governo está finalizando um novo plano, em parceria com bancos públicos, para fortalecer a irrigação. "Vamos anunciar, em breve, um grande programa do governo do Estado para a irrigação. É um plano com boas condições de estimular os produtores a buscar esses recursos. Nossa gestão está comprometida com o setor", enfatizou Leite.

 

Leite ressaltou que, apesar das dificuldades, a celebração da colheita é uma valorização de quem produz - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

 

O secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, afirmou que o governo é parceiro das entidades e dos produtores para a construção e a gestão de políticas públicas e programas que busquem minimizar esses efeitos, assim como na busca por superar a frustração da expectativa quanto à produtividade das lavouras.

"O Programa Avançar é um exemplo. Repassamos recursos para a perfuração de poços, a instalação de cisternas e a escavação de microaçudes", destacou Feltes. "Além disso, nossas equipes estão trabalhando em um programa de irrigação para ser anunciado o mais brevemente possível. Nosso objetivo é oferecer alento aos produtores, responsáveis por colocar o alimento na mesa dos brasileiros e de pessoas em todo o mundo."

 

Secretário Feltes destacou as ações do governo para mitigar os efeitos da estiagem - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

 

Tupanciretã é um dos maiores produtores de soja do Estado, conforme a Emater, mas o grão é também cultivado em todas as regiões, por pequenos, médios e grandes produtores, com maior concentração no Norte e no Noroeste.

A abertura da colheita foi realizada na lavoura da Agropecuária Coxilha Bonita. Em seguida, a solenidade oficial ocorreu na Associação dos Funcionários da Cocevvil (Afuco), com as presenças dos secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, e de Habitação e Regularização Fundiária, Fabricio Peruchin, e do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes.

 

 

 

Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

JULIANO RODRIGUES/SECOM

Comentários