ASSADO DE CARCAÇAO DE BÚFALO INVADE TRADICIONAL FEIRA DA ARGENTINA

ASCRIBU LEVARÁ SUA EQUIPE DE ASSADORES E CRIADORES PARA O EVENTO REALIZADO NA LA RURAL, EM PALERMO

A mais significativa e tradicional feira agropecuária da Argentina e também uma das três mais importantes da América Latina receberá, no dia 23 de julho, os criadores de búfalos gaúchos e seu tradicional assado de carcaça inteira. Será na Expo Rural 2024, que acontece entre os dias 18 e 29 de julho, em Palermo, Buenos Aires. O tradicional local, La Rural, recebe a exposição desde 1878, sendo que a feira iniciou um pouco antes, em 1875.

Estas referências históricas tornam a presença dos bubalinocultores gaúchos ainda mais significativa. O vice-presidente da Associação Gaúcha de Criadores de Búfalos (Ascribu) Raphael Gonçalves, conta que La Rural é um ícone da pecuária da América do Sul. “Na metade do século passado, as exposições mais tradicionais e de maior importância para a pecuária da América eram Palermo na Argentina, Menino Deus no Brasil e Prado em Montevidéu. Já assamos na Expointer, feira que sucedeu a do Menino Deus. Vamos assar em Palermo. Só faltará a do Prado que em breve gostaríamos de estar assando e divulgando o búfalo”, afirma o dirigente.

Gonçalves também conta que a criação de búfalos na Argentina vem crescendo muito. A região de Corrientes, Entre Ríos e Chaco, que possuem extensas áreas úmidas, o búfalo tem se adaptado muito melhor que os bovinos. A ida para Palermo foi um convite que sucedeu a presença dos criadores gaúchos em outros eventos dos argentinos, entre eles os  do grupo Búfalos del Iberá, chamado para La Rural. Naturalmente, a parceria se repetirá, com os assado de uma carcaça de novilha inteira pelos gaúchos Everton Gonçalves Kunzler e Maiquel Martini, onde o dirigente da Ascribu afirma que o público que prova se surpreende com sabor e maciez e se tornando uma maneira excelente de divulgar a carne de búfalo, saborosa e saudável, com muito menos gordura que a bovina, e de romper pré-conceitos.

 

Foto: Ascribu/Divulgação
Texto: Ieda Risco/AgroEffective

Comentários