IMPORTÂNCIA DA CULTURA E VARIEDADES DE HÍBRIDOS FORAM DESTAQUE NA MANHÃ DE CAMPO MILHO 2026, DA COTRICAMPO

A Cotricampo promoveu nesta quarta-feira (07) a Manhã de Campo da Cultura do Milho 2026, primeiro evento técnico no seu calendário anual, junto ao Campo Experimental da cooperativa, em Campo Novo.

Produtores rurais de toda a região, profissionais do setor agropecuário, representantes de empresas e instituições parceiras, além de estudantes, participaram das atividades, acompanhando as estações temáticas que foram preparadas.

O engenheiro agrônomo, Dr. Tiago Hörbe, pesquisador que integra a equipe da CCGL e a Rede Técnica Cooperativa (RTC), da qual a Cotricampo faz parte, foi um dos painelistas do evento, destacando a importância do milho no sistema de produção. “Quando o milho entra em rotação com a soja, o incremento positivo de produtividade da soja no ano seguinte tem uma média de 20%, a partir de um comparativo estatístico de 30 anos”, ressaltou.

A estação apresentada por Tiago trabalhou as estratégias de manejo do milho, compartilhando informações para que os produtores tenham potencial e estabilidade produtiva na cultura. “Importância de observar a época de semeadura para mitigação de riscos, seja a falta de água no período de pendoamento, utilizando a estratégia de escalonamento; estar atento aos ciclos dos híbridos, fazendo uma diversificação neste ponto, além de escalonar as épocas de plantio dentro da janela de semeadura”.

Aspectos sobre a importância da plantabilidade na cultura também foram apresentados por Tiago, no sentido de demonstrar o quanto isso impacta na produtividade e até mesmo na estratégia de mitigação para a falta de água, além de aspectos de nutrição.

Dez empresas parceiras da cooperativa apresentaram seus exemplares de híbridos: Agroceres, Agroeste, Brevant, Dekalb, Forseed, Nidera, Pioneer, Sempre, Supra e Syngenta.

 

 

Fonte: Departamento de Comunicação Social – Cotricampo

 

Comentários