CONSELHO DOS POVOS INDIGENAS RECONHECE ELEIÇÃO DE CACIQUE NA TERRA INDÍGENA DO GUARITA

ENCONTRO OCORREU NA FUNAI EM PASSO FUNDO

O Conselho dos Povos Indígenas do Rio Grande do Sul esteve reunido nesta segunda-feira, 31/01, na sede da FUNAI em Passo Fundo.

O encontro atendeu solicitação da Coordenadoria Regional da FUNAI acerca do recente processo eleitoral para escolha de cacique realizado em 19 de dezembro do ano passado na Terra Indígena do Guarita.

Os conselheiros questionaram o fato de não ter sido apresentado o documento que estabelece o mandato de cinco anos e que tem sido utilizado como argumento para questionar a realização das eleições.

Conforme a ata da reunião, houve entendimento de que a comunidade se mobilizou pelo processo eleitoral, não reconhecendo a proposta de mandato de cinco anos.

Foi ainda constatado o não questionamento do pleito pelos demais candidatos da eleição e que o questionamento vem de um grupo que não participou da eleição.

Os conselheiros presentes chegaram ao entendimento de que houve uma mobilização da comunidade e que se manifestou democraticamente a respeito da sucessão da Terra Indígena, e essa postura comunitária deve ser respeitada.

O Posicionamento dos conselheiros presentes é pelo reconhecimento do processo eleitoral e pela manutenção do seu resultado com a eleição da Chapa Um para a liderança da Terra Indígena do Guarita.

 

 

Início da mobilização para eleição na Terra Indígena do Guarita, ocorrida na sede da FUNAI em Passo Fundo ano passado

 

 

Rádio Planeta FM – 102.7

 

Comentários